O município é o lugar onde efetivamente vive o cidadão e onde as políticas públicas são diretamente aplicadas, é nesta esfera de governo que se faz sentir com mais força a eficiência de uma boa gestão pública.

Neste passo, a administração municipal, aparece como um excelente laboratório para implementação de um sistema de governança pública ideal, sobretudo no que concerne à melhoria de arrecadação de impostos, concentração das demandas e também na capacidade de investimentos.

Um modelo gerencial ágil na esfera municipal representa ganhos extraordinários aos contribuintes, evita desperdícios e pode criar um novo prisma no que se refere ao modo como a população ver o homem público.

As boas práticas relacionadas à implementação de um novo pensar no âmbito da gestão municipal, leva ao raciocínio de que, governar é enfrentar dificuldades e problemas enraizados deste o tempo da gestão colonial.

Trabalhar os gastos públicos com eficiência, dando à sociedade a devida prestação de contas, fazendo novas interfaces com o cidadão e com os demais entes públicos, amainando a dívida pública é realmente um desafio.

Uma boa gestão municipal é aquela que, comprometida com a transparência e eficiência, trabalha incansavelmente para promover o bem-estar e o progresso de sua população.